Mestre Mikao Usui

Aquele que estuda com afinco (prática de meditação) e trabalha assiduamente para desenvolver corpo e mente como objetivo para se tornar uma pessoa melhor é chamado "Um homem de grande espírito".
Pessoas que utilizam este grande espírito com propósito social isto é, ensinar o caminho certo para muitas pessoas e fazer o bem coletivo, são chamadas "professores". Dr. Usui foi um destes professores. Ele ensinou o Reiki do Universo. Incontáveis pessoas lhe pediram para que lhes ensinasse o grande caminho do Reiki e que as curasse.
Dr. Usui nasceu em 15 de agosto (1865). Pelo que se sabe, ele era um estudante talentoso e dedicado. Em sua idade adulta ele viajou para diversos países ocidentais e China a fim de estudar, trabalhar duro; em determinado momento de sua vida teve uma maré de má sorte. No entanto jamais se deu por vencido e treinou a si mesmo arduamente.
Um dia ele se dirigiu ao monte Kurama para um retiro de 21 dias a fim de jejuar e meditar. Ao final deste período Usui subitamente sentiu a grande energia Reiki no topo de sua cabeça, que o levou ao sistema de cura Reiki. Ele primeiramente usou o Reiki em si mesmo, depois em sua família. Como funcionou bem para vários males, decidiu partilhar este conhecimento com o público em geral. Ele não só deu tratamento a incontáveis pacientes, alguns deles vindos de muito longe, mas também deu várias palestras para difundir o seu conhecimento.
A sua fama se espalhou rapidamente por todo o Japão e ele começou a receber vários convites para cidades e vilas distantes.
Em 1926 com 62 anos de idade, Usui sofreu um derrame fatal. Ele nunca se deu por vencido e sempre tinha um sorriso em sua face; era também muito corajoso face à adversidade. Ele era ao mesmo tempo uma pessoa muito prudente. Seus talentos eram muitos. Ele gostava muito de ler e seus conhecimentos de medicina, psicologia, teologia de diversas religiões do mundo eram vastos. O seu hábito de toda uma vida de estudos e pesquisa certamente lhe abriu os caminhos para sua percepção e compreensão do Reiki.

sábado, 4 de dezembro de 2010

SENTA QUE LA VEM HISTÓRIA....REIKI.

História do Reiki
Existem registros da cura pelas mãos no Tibete há pelo menos 8 mil anos. Alguns autores mencionavam o aparecimento do Reiki em períodos muito anteriores. Porém, tais informações nos chegam através de "canalizações" de determinados sensitivos paranormais e não por meio de registros documentados. A redescoberta do Reiki ocorreu no Japão, ao final da 1ª década do século XX, mais precisamente por volta dos anos 1908/09, através de um persistente processo de busca feita pelo Sr. Mikao Usui.
Mikao Usui (1865/1926)
Mikao Usui nasceu em 15 de Agosto de 1865 no Japão, na vila de Yago, no distrito de Yamagata da prefeitura de Gifu, filho de Uzaemon (pai) e Kaweai (mãe).
De acordo com a história contada no ocidente, pela Mestre Hawayo Takata, no fim do séc. XIX
o monge Mikao Usui dirigia uma pequena universidade cristã, em Kioto. Um grupo de seminaristas, que concluía a sua formação, perguntou-lhe por que ele não ensinava a forma de cura do corpo, tal como Jesus a transmitia a seus discípulos.
Usui respondeu que não a conhecia, que simplesmente tinha fé nas escrituras. Os mais jovens disseram que, para eles, isto não era suficiente, os estudantes tinham dúvidas procedentes e Usui não podia dar-lhes respostas, porque tampouco as possuía. Entretanto, não poderia ficar sem elas.
Mikao Usui renunciou ao cargo de diretor da universidade e reuniu-se a um grande grupo de estudantes de diversas disciplinas que, com a abertura e intercâmbio da Dinastia de Meiji, viajava aos Estados Unidos. Lá, inscreveu-se como aluno na Universidade de Chicago, onde depois de sete anos, doutorou-se em Teologia. Paralelamente, ampliou seus conhecimentos em línguas antigas e investigou os ensinamentos budistas, consciente de que Buda teve o dom de curar.
Apesar dos anos de busca, Usui nada encontrou. Tinha somente a sua paixão para chegar a uma resposta. Na plenitude de sua vida e com o acúmulo de conhecimento em disciplinas espirituais, retornou ao caminho do Oriente para continuar o seu trabalho. Usui começou sua peregrinação em muitos dos 880 templos budistas de Kioto, onde encontrou em um mosteiro Zen, perguntando a uns e outros, um velho monge interessado no tema da cura, então permaneceu ali, amparado pela orientação e experiência do ancião investigador, consultando e estudando antigos textos budistas (Sutras). Em sua incessante busca pela resposta, completou a aprendizagem do idioma chinês e logo aprendeu sânscrito.

Haviam transcorrido sete anos desde o seu regresso a Kioto. Quando finalmente, num antigo texto escrito em sânscrito encontrado no Tibet, Usui encontrou os símbolos e a descrição de como Buda curava.
Necessitava preparar-se para aplicar esta descoberta, entretanto deveria primeiro compreendê-la. Saber como, quando e onde aplicá-la.
Nesta busca, conversou com o velho monge e partiu para o Monte Kurama, a montanha sagrada. Deveria meditar e jejuar, como faziam os antigos mestres, no intuito de encontrar o significado daqueles símbolos para a cura. Ficaria 21 dias à espera da revelação do conhecimento.
Na solidão da montanha, Usui juntou 21 pedras que lhe serviriam de calendário. A cada dia lançaria fora uma delas.
Enquanto os dias passavam, estando em absoluto jejum, meditou e orou pedindo ao Criador que o iluminasse para o discernimento daquilo que havia achado e não sabia como utilizar.
No vigésimo primeiro dia lançou fora a última pedra, implorando por uma resposta. Ocorreu, então, que uma intensa luz branca o golpeou de frente e os símbolos, que até então não sabia aplicar, tornaram-se claros ao seu espírito, aparecendo uma e outra vez em meio a resplendores dourados. O jejum e a meditação ampliaram as fronteiras da sua consciência. O senhor Mikao Usui foi iniciado por um orbe espiritual, recebendo a reconexão direta e todo conhecimento sobre o novo trabalho de cura que teria que desenvolver e a que se daria o nome de Reiki.
Mikao Usui despertou naquela manhã cheio de força e plenitude. Com entusiasmo, desceu a montanha correndo, espantado com a vitalidade física e mental, apesar dos dias de retiro e jejum.
Entretanto, aquele júbilo foi cortado pela dor. Na pressa de voltar ao mosteiro Zen com as revelações, tropeçou numa pedra. Seu pé doía e sangrava. Entristecido, tomou-o com ambas as mãos e, quase de imediato, estancou o sangramento e a dor diminuiu. Usui tinha consigo o segredo da cura que tanto havia procurado.
No caminho de regresso ao mosteiro Zen, entrou numa pousada onde pediu o que comer e beber. Ali se encontrava a neta do dono da pousada, seu rosto inchado e dolorido. O monge perguntou-lhe se poderia tocar o lugar onde tanto lhe doía. Obteve, então, a segunda comprovação de sua descoberta: a criança deixou de sentir dor, a inchação desapareceu e, em meio ao assombro e ao reconhecimento, o dono da pousada lhe disse: "Você é um monge especial, curou minha neta".
Do mesmo modo, ao chegar ao mosteiro, aliviou o monge da dor de artrite, um mal que o afligia há muitos anos e que o tinha prostrado e condenado, praticamente, à imobilidade.
Depois de algumas semanas com o ancião, Usui decidiu sair para praticar sua descoberta, além dos muros do mosteiro.
Escolheu caminhar pelas ruas de Kioto, até o bairro onde se agrupavam os mendigos e aleijados. Curou primeiro os mais jovens, orientou-os a buscar trabalho. Fez a mesma coisa com os mais velhos e orientou-os, também, para que ganhassem a sua vida, sem ter que mendigar.
Cumprida esta etapa, pôs-se a percorrer caminhos, cidades e aldeias repletos de indigentes e enfermos, ajudando-os com a técnica que havia aprendido a utilizar.
Durante três anos, este foi o seu trabalho. Depois daquela peregrinação pelo Japão, voltou a Kioto e lá foi invadido pela decepção e tristeza. Muitos daqueles que Usui havia ajudado e induzido a se manter com um trabalho honesto, haviam voltado à mendicância.
Quando lhes perguntou, por que não trabalhavam, agora que eram capazes, responderam-lhe que era mais fácil mendigar do que se esforçar no trabalho. Naquele momento, compreendeu que todo o esforço realizado para beneficiar o próximo não fora suficiente.
Mikao Usui neste momento se deu conta de que havia curado o corpo físico dos sintomas mas não havia ensinado a eles a vida com um novo modo de viver. Descobriu que aquelas pessoas não tinham aprendido nada sobre responsabilidade e acima de tudo sobre gratidão. E foi nessa época de sua vida que passou a entender as correlações entre as doenças e os processos de aprendizagem, o valor da saúde, o propósito da responsabilidade, a gratidão e principalmente as leis de troca de energia.
Nesse ponto Dr. Usui desenvolveu os três princípios básicos para curar, que são respectivamente :
1) Primeiro cure a mente - Isso significa a cura do modo de pensar, dos sistemas de crenças, do modo de sentir para criar uma atitude positiva perante a vida.
2) Então cure o corpo - O corpo só poderá ser curado plenamente quando a mente estiver direcionada para uma vida saudável.
3) Mendigos não são agradecidos - Se alguém não estiver disposto a assumir responsabilidade pelos seus próprios atos e situação na vida essa pessoa não será agradecida e dificilmente poderá ser curada.
A partir de então o Dr. Usui percorreu o mercado portuário (centro nevrálgico da cidade) portando em suas mãos uma grande tocha em plena luz do dia e discursando para todos aqueles que quisessem conhecer a sua verdade. Clamou que tinha de transmitir um saber para curar um corpo enfermo e os que estivessem dispostos a aprender deveriam seguí-lo.
Em verdade, dezoito homens o escutaram. A eles começou a ensinar o modo de curar o corpo, porém transmitiu-lhes, também, as regras da vida para alcançarem a harmonia dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, que são os cinco princípios do Reiki, dos quais falaremos mais tarde.

O sistema de Reiki de Mikao Usui, tinha por base três pilares:
Gassho, Reiji-Ho e Chirjo

PILARES DO REIKIi
MEDITAÇÃO GASSHO
Gassho significa "duas mãos se juntando". Dr. Usui chamava essa técnica de primeiro pilar do Reiki e a praticava duas vezes ao dia.
É mencionado também no Memorial ao Dr. Usui, onde é dito: "de manhã e a noite, sente-se na posição Gassho e repita os princípios do Reiki em voz alta no seu coração.
Essa é uma meditação especial para se sintonizar com o espírito do Reiki. Ela é feita de forma regular e diária e também faz parte das outras técnicas listadas abaixo. Essa meditação clareia a mente e fortalece a nossa própria energia do Reiki. Uma calmaria maravilhosa se desenvolverá internamente com a sabedoria de um espaço interior expandido.
Essa meditação poderá ser feita em pé, mas a maioria prefere fazer sentada. É praticada de 15 a 30 minutos por sessão.
1. Feche os olhos, coloque as mãos em posição de prece com seus dedos apontados para cima e os polegares tocando o chakra cardíaco no meio do seu peito.
2. Focalize toda sua atenção no ponto onde seus dedos médios se encontram.
3. Se surgirem pensamentos, tome consciência deles e coloque-os de lado suavemente. Volte sua atenção novamente ao ponto onde os dedos médios se tocam.
4. Conforme você pratica vai descobrir que conseguirá manter sua atenção fixada nos dedos médios por um período de tempo cada vez maior, sem que apareça qualquer pensamento.
5. É importante aceitar o fato de que pensamentos vão surgir. Quando isso acontecer, não pense que você cometeu um erro, porque isso é completamente normal. Porém, tão logo você sinta que está focalizando algum pensamento, coloque-o de lado e volte toda sua atenção no ponto onde seus dedos médios se encontram.
6. Quando você tiver chegado ao fim dessa meditação, respire profundamente várias vezes trazendo sua atenção para seus olhos e abra-os lentamente.

REIJI-HO
Reiji significa 'indicação do espírito" e é o segundo pilar do Reiki.
Esse é um processo que nos prepara para dar um tratamento de Reiki.
Ele envolve o uso do Gassho, uma pequena oração para o beneficio do cliente e a focalização em nossa orientação intuitiva

1. Faça a meditação Gassho apenas por um minuto, aproximadamente.
2. Faça uma oração em agradecimento ao espírito do Reiki pedindo para que a energia comece a fluir agora.
3. Faça uma oração para o paciente, solicitando que ele seja curado completamente.
4. Peça ao espírito do Reiki que guie suas mãos para onde são mais necessárias.
5. Siga sua orientação interior e permita que suas mãos sejam direcionadas pelo espírito do Reiki. Observe quaisquer impressões internas que você possa receber e utilize-as para melhorar o tratamento.

CHIRYO
Essa palavra significa tratamento e é o terceiro pilar do Reiki. O tipo de tratamento ensinado pelo Dr. Usui contava com a orientação interior e não com um pré-determinado conjunto de posições de mãos.
Desta maneira , cada tratamento é único e focaliza aquilo que o cliente precisa para se harmonizar.Após a aplicação do Reiji-ho, continue a seguir sua orientação interior, permitindo-se ser guiado. Trate todos os lugares do corpo ou da aura que você ache necessário.
Durante esse processo permita-se entrar num estado muito relaxado e se tornar uno com a energia do Reiki.
Segundo Mikao Usui os três pilares do Reiki preparam o praticante para a aplicação, aumentam o fluxo da energia e ativam a orientação intuitiva.

Mikao Usui abriu uma clínica em Harajuki, Aoyama, Tóquio em abril de 1922. Ele não apenas tratou inúmeros pacientes como também realizou vários cursos de treinamento para espalhar seu conhecimento. Dr. Usui tornou-se muito famoso em todo o Japão tendo iniciado cerca de 2 mil praticantes em todo o Japão dentre os quais 16 eram mestres.
Em Setembro de 1923, Tóquio foi atingido pelo devastador terremoto Kanto. Milhares de pessoas foram mortas, feridas ou ficaram doentes. Mikao Usui levou o Reiki para a cidade devastada, usando sua técnica de cura em favor das vítimas sobreviventes. Sua clínica logo se tornou pequena demais para atender a tantos pacientes e, em fevereiro de 1925 Usui construiu uma nova clínica fora de Tóquio, em Nakano.
Sabe-se que ele era uma pessoa muito caridosa, simples e humilde. Era fisicamente saudável, nunca se vangloriava e sempre trazia um sorriso nos lábios.
O sensei (professor em japonês) Mikao Usui como era conhecido no Japão fundou também uma organização em Tóquio, a Usui Shiki Reiki Ryoho, que existe e cuida até hoje da prática e dos ensinamentos de Reiki no Japão.
Sua atual presidenta é a Senhora Kimiko Koyama com noventa e oito anos de idade. Kimiko aprendeu o Reiki aos vinte e um anos de idade com seu falecido marido, que foi da marinha e, por isso, não aceitou a responsabilidade de presidir a organização, passando-a para a esposa.
Mikao Usui pressentindo que sua vida chegava ao fim destacou o doutor Chujiro Hayashi para ser seu sucessor repassando a ele a responsabilidade de transmitir e manter intacta a tradição do Reiki e proteger a essência de seus ensinamentos.
Durante sua estada em Fukuyama, Usui teve um ataque cardíaco fatal, no dia 09 de Março de 1926 aos 62 anos de idade. O seu filho Fuji Usui cuidou dos negócios da família após o seu falecimento.
Espero que todos possam entender o grande serviço que Mikao Usui prestou ao mundo. Seu amor pela humanidade enriqueceu a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário